11.2.15

* A aventura do macaco...

A primeira peça de 2015 e do blog está pronta e é.... um macaquinho!
 
Disse no post anterior que para mim o mais complicado é decidir e é verdade! E também disse que a partir daí era mãos à obra (adoro esta expressão!) e tudo se tornava mais fácil e fluía... mas desta vez não foi. Não foi assim tão fácil nem fluiu tudo tão bem.

Eu tinha o molde em papel de um macaquinho para tamanho 2 anos (que foi tirado por mim numa aula de costura que fiz há mais de um ano, mas que nunca tinha chegado a fazer) e queria que fosse para usar ainda este ano, antes que deixasse de servir o tamanho. Mas era só, não tinha nenhum tipo de indicações ou esquemas de como deveria juntar as peças todas... mesmo assim achei que não seria difícil. E comecei.

Escolhi a bombazina azul mais escura (dos tecidos novos) e como o macaquinho tinha um folho achei que ficaria interessante um tecido com um padrão que desse alguma cor e encontrei um "resto" de tecido que tinha cá em casa e que ficava mesmo bem, mas não sozinho. Então fiz 2 folhos um de bombazine azul, mais curto e que ficava por cima, e o outro do tecido florido e cosi os dois para que fosse mais fácil e trabalhar.


os dois tecidos escolhidos

Cosi as frentes uma à outra e fiz o mesmo com as costas. Até aqui tudo bem, nada de muito complicado.  A seguir resolvi coser o folho à frente e o outro à parte de trás e depois cosi ia coser as laterais. Entretanto apercebi-me que queria que o folho ficasse solto a toda a volta, e não preso nas costuras laterias e que tinha de coser as laterais antes dos folhos... Toca a desmanchar os folhos já cosidos e a coser as laterias primeiro.
Cosi o folho, frente e costas um ao outro e quando o fui coser ao corpo do macaquinho, E SÓ NESSA ALTURA, é que me apercebi que tinha que ter um forro caso contrário ficariam a aparecer as costuras interiores!!!!!!!! Como é que é possível que já tivesse cosido os folhos antes e não tivesse visto isto...

Bom, só havia uma coisa a fazer, arranjar mais um restinho do tecido para fazer o forro, claro que não dava para forrar tudo, mas pelo menos na parte do peito... pois mas não dava. Tive que dividir o folho em 4 partes, 2 meias frentes e 2 meias costas... mas deu! Cosi o forro ao corpo e finalmente coloquei as alças no sitio (foram cosidas junto com o folho) e cosi a parte da frente e as duas laterias e quando ia colocar as alças das costas no sitio... tinha colocado uma das alças da frente ao contrário (e tanto que eu olhei para confirmar que estavam as duas para o mesmo lado...)

Desmanchei e voltei a coser direito e depois sim, fluiu e correu tudo bem! Também já só faltava coser o folho nas costas e colocar o elástico na perna :)

Mesmo com tantas atribulações fiquei muito contente com o resultado, gosto muito do macaquinho e aqui por casa foi aprovado.



Quando conseguir fotos da Maria com ele vestido mostro aqui ;)

E é isto! Espero que gostem

PS: Já decidi as próximas duas peças e já escolhi os tecidos! Isto promete.

7 comentários:

  1. Acho que está super amoroso! :-) parabéns!!!!

    ResponderEliminar
  2. Mas olha que ficou muito fofo. Há dias em que mais vale pousar a peça e pegar nela noutro dia. Por mim falo que quando me dá para fazer um erro nunca vem só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!!! Obrigada Magda pelos comentários e pelo elogio.

      Eliminar
  3. Boa noite, descobri o seu blog hoje; muitos parabéns! faz coisas muito bonitas.. gostei imenso deste macaquinho.. tenho uma duvida, tem alguma abertura? muito obrigado
    Diana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, benvinda e obrigada pelo elogio.
      Este macaco não tem nenhuma abertura, como é bem larguinho dá para vestir e vestir facilmente e depois é só dar um nó/ laço nas alças. Quando o fiz a minha filha já não usava fralda e não se justificava abertura em baixo :)

      Eliminar
    2. Muito obrigado, achei-o muito fofo :) acho que vou também fazer um semelhante! mais uma vez obrigado e muitos parabéns!

      Eliminar