A primeira peça de 2015 e do blog está pronta e é.... um macaquinho!
Disse no post anterior que para mim o mais complicado é decidir e é verdade! E também disse que a partir daí era mãos à obra (adoro esta expressão!) e tudo se tornava mais fácil e fluía... mas desta vez não foi. Não foi assim tão fácil nem fluiu tudo tão bem.
Eu tinha o molde em papel de um macaquinho para tamanho 2 anos (que foi tirado por mim numa aula de costura que fiz há mais de um ano, mas que nunca tinha chegado a fazer) e queria que fosse para usar ainda este ano, antes que deixasse de servir o tamanho. Mas era só, não tinha nenhum tipo de indicações ou esquemas de como deveria juntar as peças todas... mesmo assim achei que não seria difícil. E comecei.
Escolhi a bombazina azul mais escura (dos tecidos novos) e como o macaquinho tinha um folho achei que ficaria interessante um tecido com um padrão que desse alguma cor e encontrei um "resto" de tecido que tinha cá em casa e que ficava mesmo bem, mas não sozinho. Então fiz 2 folhos um de bombazine azul, mais curto e que ficava por cima, e o outro do tecido florido e cosi os dois para que fosse mais fácil e trabalhar.
Cosi as frentes uma à outra e fiz o mesmo com as costas. Até aqui tudo bem, nada de muito complicado. A seguir resolvi coser o folho à frente e o outro à parte de trás e depois cosi ia coser as laterais. Entretanto apercebi-me que queria que o folho ficasse solto a toda a volta, e não preso nas costuras laterias e que tinha de coser as laterais antes dos folhos... Toca a desmanchar os folhos já cosidos e a coser as laterias primeiro.
Cosi o folho, frente e costas um ao outro e quando o fui coser ao corpo do macaquinho, E SÓ NESSA ALTURA, é que me apercebi que tinha que ter um forro caso contrário ficariam a aparecer as costuras interiores!!!!!!!! Como é que é possível que já tivesse cosido os folhos antes e não tivesse visto isto...
Bom, só havia uma coisa a fazer, arranjar mais um restinho do tecido para fazer o forro, claro que não dava para forrar tudo, mas pelo menos na parte do peito... pois mas não dava. Tive que dividir o folho em 4 partes, 2 meias frentes e 2 meias costas... mas deu! Cosi o forro ao corpo e finalmente coloquei as alças no sitio (foram cosidas junto com o folho) e cosi a parte da frente e as duas laterias e quando ia colocar as alças das costas no sitio... tinha colocado uma das alças da frente ao contrário (e tanto que eu olhei para confirmar que estavam as duas para o mesmo lado...)
Desmanchei e voltei a coser direito e depois sim, fluiu e correu tudo bem! Também já só faltava coser o folho nas costas e colocar o elástico na perna :)
Mesmo com tantas atribulações fiquei muito contente com o resultado, gosto muito do macaquinho e aqui por casa foi aprovado.
Quando conseguir fotos da Maria com ele vestido mostro aqui ;)
E é isto! Espero que gostem
PS: Já decidi as próximas duas peças e já escolhi os tecidos! Isto promete.
Acho que está super amoroso! :-) parabéns!!!!
ResponderEliminarObrigada Patrícia ��
EliminarMas olha que ficou muito fofo. Há dias em que mais vale pousar a peça e pegar nela noutro dia. Por mim falo que quando me dá para fazer um erro nunca vem só.
ResponderEliminarÉ verdade!!! Obrigada Magda pelos comentários e pelo elogio.
EliminarBoa noite, descobri o seu blog hoje; muitos parabéns! faz coisas muito bonitas.. gostei imenso deste macaquinho.. tenho uma duvida, tem alguma abertura? muito obrigado
ResponderEliminarDiana
Olá Diana, benvinda e obrigada pelo elogio.
EliminarEste macaco não tem nenhuma abertura, como é bem larguinho dá para vestir e vestir facilmente e depois é só dar um nó/ laço nas alças. Quando o fiz a minha filha já não usava fralda e não se justificava abertura em baixo :)
Muito obrigado, achei-o muito fofo :) acho que vou também fazer um semelhante! mais uma vez obrigado e muitos parabéns!
Eliminar